Results for 'Luciana De Souza Nunes'

994 found
Order:
  1.  20
    Formação Médica e Processos Inclusivos.Amélia Rota Borges de Bastos & Luciana De Souza Nunes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):313-334.
    Resumo: A acessibilidade como tema transversal à formação dos egressos da Universidade Federal do Pampa se faz presente tanto no projeto institucional da universidade quanto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. No entanto, embora tal intencionalidade constar nos documentos institucionais, a materialização de tal temática - para além da garantia dos requisitos legais de acessibilidade presentes nos instrumentos de avaliação do ensino superior - se mostra incipiente. No curso de Medicina, apesar do tema da diversidade e, da garantia de equidade sem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Sobre Os Limites e Alcances da Interpretação: Reflexões a Partir de Heidegger, Husserl e Wittgenstein.Luciana de Souza Gracioso & Lourival Pereira Pinto - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):90-107.
    O plano ampliado e reconfigurado dos fluxos de informação na contemporaneidade sugerem novas condições para que a ação da leitura e da interpretação possa ser estabelecida. Com o objetivo de refletir sobre as implicações que fazem parte destas ações desenvolvemos um exame dialético parcial sobre três obras - Ser e Tempo, de M. Heidegger, Investigações Lógicas, Sexta Investigação: Elementos de uma Elucidação Fenomenológica do Conhecimento, de E. Husserl, e Investigações Filosóficas, de L. Wittgenstein - que, embora não tenham tido o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Influência da Religiosidade Na Compreensão de Evolução Por Ouvintes da Mesa-Redonda “Desmistificando o Ensino de Evolução”.Luciana Aguilar-Aleixo & Luiz Alberto Machado de Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:307-320.
    A Evolução Biológica é considerada um eixo unificador da Biologia, por estabelecer conexões entre diferentes áreas, tornando o conhecimento biológico mais coerente e inteligível. A Evolução frequentemente é considerada polêmica, com mal-entendidos historicamente difundidos que dificultam sua compreensão. Embora não seja objetivo da Evolução deslegitimar a fé, a religião foi abalada pela publicação de “A Origem das Espécies”. Com o intuito de aproximar o conhecimento evolutivo do cotidiano das pessoas, o programa de extensão “Evolução Para Todos” realiza divulgação científica abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital.Marcus Vinicius De Souza Nunes - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):757-778.
    Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital 1 Resumo: a cultura digital é um paradigma emergente que coloca questões a serem tratadas pelas mais diversas áreas do conhecimento. A educação é uma das áreas mais questionadas, exigindo-se dela uma constante renovação para acompanhar as mudanças que o mundo digital provoca no processo de aprendizagem. A psicopedagogia da cultura digital é uma proposta epistemológica de reflexão sobre o processo de aprendizagem permeado por desafios informacionais e comunicacionais. Nesta pesquisa, fazendo análise de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Democracia e opinião pública em Platão.Julio de Souza Comparini, Silvio Gabriel Serrano Nunes & Georghio Alessandro Tomelin - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):40-54.
    O presente estudo busca examinar alguns dos debates socrático-platônicos sobre a opinião pública diante da busca da verdade, e seu impacto político, particularmente para a democracia, que depende da noção de liberdade. Depois de se entender o avanço da visão de Platão sobre o problema da opinião e a impossibilidade de seu sobrepujamento geral, discute-se a visão do autor sobre o regime que dá poder ao demos e, ao final, que tipo de aprendizado se pode daí extrair para as democracias (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Relação Mundo-Linguagem Estabelecida Por Vico e Wittgenstein: Sobre a Diferença Do Status de Possibilidade de Sentenças Éticas Dotadas de Sentido.Antônio Pedro de Souza Dias & Antônio Sergio da Costa Nunes - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Vico e Wittgenstein apresentam concepções diferentes a respeito da relação entre linguagem e mundo. Essa diferença resulta no modo como julgam a possibilidade da ética ser tratada dentro da linguagem, portanto, de possuir sentido. Enquanto Wittgenstein, no Tractatus Logico-Philosophicus, apresenta uma concepção da relação linguagem-mundo pautada no isomorfismo da forma lógica das sentenças com a forma lógica dos fatos, Vico, na Ciência Nova, a concebe por meio das experiências e condições de existência humanas, na qual a linguagem diz do mundo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  41
    Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis.Mayra Silva de Souza, Makilim Nunes Baptista & Gisele Aparecida da Silva Alves - 2008 - Revista Aletheia 28:32-44.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  59
    The rise of randomized controlled trials (RCTs) in international development in historical perspective.Luciana de Souza Leão & Gil Eyal - 2019 - Theory and Society 48 (3):383-418.
    This article brings a historical perspective to explain the recent dissemination of randomized controlled trials (RCTs) as the new “gold standard” method to assess international development projects. Although the buzz around RCT evaluations dates from the 2000s, we show that what we are witnessing now is a second wave of RCTs, while a first wave began in the 1960s and ended by the early 1980s. Drawing on content analysis of 123 RCTs, participant observation, and secondary sources, we compare the two (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  9.  3
    Retórica e verdade na filosofia política de Hannah Arendt.Luciana Costa de Souza - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):158-163.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar quais são os conceitos retóricos presentes em dois ensaios de Hannah Arendt, Filosofia e Política e Verdade e Política, a fim de explicitar a conturbada relação entre verdade filosófica e política, e como essa querela está relacionada ao modo de vida do filósofo. A retórica e a persuasão não eram em si um problema para o pensamento político de Hannah Arendt, porquanto uma vez que a retórica estivesse condicionada à amizade, ela se tornaria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Novas Perspectivas do diálogo palavra/imagem nos livros infantis.Luciana Coutinho Pagliarini de Souza - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (1):p - 95.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  30
    Trabalho docente em cursos livres de idiomas: discurso direto e a voz da hierarquia.Luciana Maria Almeida de Freitas & Carlos Fabiano de Souza - 2018 - Bakhtiniana 13 (1):31-51.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    HIIT Models in Addition to Training Load and Heart Rate Variability Are Related With Physiological and Performance Adaptations After 10-Weeks of Training in Young Futsal Players.Fernando de Souza Campos, Fernando Klitzke Borszcz, Renan Felipe Hartmann Nunes & Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo - 2021 - Frontiers in Psychology 12:636153.
    Introduction: The present study aimed to investigate the effects of two high-intensity interval training shuttle-run-based models, over ten weeks on aerobic, anaerobic, and neuromuscular parameters, and the association of the training load and heart rate variability with the change in the measures in young futsal players. Methods: Eleven young male futsal players participated in this study. This pre-post study design was performed during a typical 10 weeks training period. HIIT sessions were conducted at 86% and 100% of peak speed of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  42
    Para pensar a 'subjetividade' no debate do sócio-ambientalismo.Dimas Floriani, José Edmilson de Souza Lima, José Julio Nunes Ferreira & Marcelo Stein de Lima Sousa - 2010 - Polis 27.
    Inicialmente, o texto indaga sobre o significado do exercício do filósofo social; pretende também localizar as origens do debate moderno sobre ‘subjetividade’ no pensamento filosófico e social. As idéias norteadoras de Kant, se situam na confluência e na disjunção entre razão (conhecimento) e subjetividade (moral). A partir dessa referência, o debate entre alguns pensadores considerados como pós-modernos (Badiou e Zizek), por um lado, e por outro Castoriadis que recusa esta nomenclatura, vão derivando idéias novas sobre ‘sujeito’ e ‘verdade’. Esse debate (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  20
    Hegel E Sartre: Aportes ontológico- existenciais às emergências da Vida concreta.Marcus Vinicius de Souza Nunes & Diego Rodstein Rodrigues - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):100-112.
    O artigo pretende tratar, de forma resumida, como a filosofia de Hegel, ao contrário de boa parte das interpretações canônicas, tenta dar conta dos problemas reais da política e sociedade alemãs. Da mesma forma a filosofia sartreana tenta dar respostas do mesmo cunho à cena concreta da vida francesa. Tendo em vista esses dois fatores apresenta-se o pensamento hegeliano, a sua recepção por Sartre e os possíveis aportes entre as duas teorias.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  41
    Podem as panelas falar? O processo de institucionalização do patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.996. [REVIEW]Aline Vieira de Carvalho & Luciana Cristina de Souza - 2014 - Diálogos (Maringa) 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  25
    Podem as panelas falar? O processo de institucionalização do patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.996. [REVIEW]Aline Vieira de Carvalho & Luciana Cristina de Souza - 2015 - Dialogos 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    O enigma do corpo e o delírio da visão em Merleau-Ponty.João Carlos Neves de Souza E. Nunes Dias - 2022 - Princípios 29 (60):323-338.
    O artigo investiga a noção de corporeidade apresentada por Merleau-Ponty em O olho e o espírito. Na crítica aos modelos filosóficos constituídos pela filosofia reflexivas e seu modo de compreensão do corpo, Merleau-Ponty evidencia, ao longo de O olho e o espírito, a reflexividade corporal a partir da noção de estesiologia e suas consequências filosóficas. Enfatiza, no contexto de sua nova ontologia, o enigma do corpo e o delírio da visão, a partir da duplicidade do sentir. Aproximando-se da arte e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Sintomas depressivos e ansiosos e a qualidade de vida em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19.Carolina Rocha Leppich, Demétrius Paiva Nunes & Fernanda Pasquoto de Souza - 2022 - Aletheia 55 (1):105-132.
    O presente estudo investigou as relações entre qualidade de vida e presença de sintomas depressivos e ansiosos em profissionais da saúde que estão atuando com pacientes infectados pela COVID-19, em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre. Setenta e um participantes (84,5% mulheres), com média de idade de 30 anos (± 6,7), responderam ao questionário sociodemográfico, ao Inventário de Depressão deBeck II, ao Inventário de Ansiedade de Beck e à Escala de Qualidade de Vida “WHOQOL-bref”. Dos profissionais amostrados, observou-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Branquitude, racismo e sexismo em docências realizadas por mulheres negras no ensino de história.Carla Beatriz Meinerz, Priscila de Souza Santos & Priscila Nunes Pereira - 2021 - Odeere 6 (1):109-137.
    Objetiva-se no texto analisar o ensino de história na formação inicial e continuada, através do estágio docente obrigatório em espaços escolares, tematizando o racismo institucional e o sexismo. O conceito de racismo institucional será interseccionado com o de sexismo, pois a análise destaca fenômenos observados com jovens estudantes negras, licenciandas do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sob a perspectiva da abordagem qualitativa, consideram-se as práticas pedagógicas, construídas em processos de ensino e pesquisa, desenvolvidas a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Medical malpractice: analysis of professional ethical processes in Paraiba, Brazil.Maria de Fátima Oliveira dos Santos, Natália Oliva Teles, Rui Nunes & Eliane Alvim de Souza - 2013 - Eubios Journal of Asian and International Bioethics 23 (1):9-12.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    A psicologia de Evágrio Pôntico: o caminho da práxis.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha & Marcus Vinicius de Souza Nunes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):274-283.
    Os escritos de Evágrio Pôntico, monge do século IV, embora não constituindo um sistema filosófico, são de capital importância para compreendermos o desenvolvimento da cultura ocidental. No presente trabalho, todavia, operamos um corte epistemológico diferente. Buscamos na sua obra Tratado Prático, primeira parte de uma trilogia de teologia espiritual, elementos de uma doutrina psicológica que, é o que pretendemos demonstrar, se constitui em verdadeira terapêutica. Assim, exploramos alguns conceitos fundamentais dessa obra, tais como os de impassibilidade, de pensamentos passionais, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Health professionals’ knowledge about ethical criteria in the allocation of resources in the COVID-19 pandemic.Priscila Kelly da Silva Neto, Marcela Tavares de Souza, Aline Russomano de Gouvêa, Luciana Regina Ferreira da Mata, Bruna Moretti Luchesi & Juliana Dias Reis Pessalacia - 2023 - Monash Bioethics Review 41 (2):181-197.
    Due to the rapid advance of the pandemic caused by COVID-19, several countries perceived that human and material resources would be insufficient to meet the demand of infected patients. The aim of this study is to analyze the knowledge of health professionals working in the pandemic about the application of ethical criteria in decision-making in situations of resource scarcity. This is a cross-sectional, descriptive, and quantitative survey study, conducted from June to December 2020, with health professionals working in the COVID-19 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  24
    Differential Neuroplastic Changes in Fibromyalgia and Depression Indexed by Up-Regulation of Motor Cortex Inhibition and Disinhibition of the Descending Pain System: An Exploratory Study.Tiago Madeira Cardinal, Luciana Conceição Antunes, Aline Patricia Brietzke, Cristiane Schulz Parizotti, Fabiana Carvalho, Andressa De Souza, Iraci Lucena da Silva Torres, Felipe Fregni & Wolnei Caumo - 2019 - Frontiers in Human Neuroscience 13.
  24. GODOY, Luciana Bertini. Ceifar, semear: 13 a correspondência de Van Gogh.Pepita de Souza Afiune - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):224-228.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  36
    Moralidade e homicídio: um estudo sobre a ação do transgressor1.Luciana Souza Borges & Heloisa Moulin de Alencar - 2009 - Paideia (Misc) 19 (44):293-302.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  29
    Empathizing and systemizing profiles of Brazilian and Portuguese nursing undergraduates.Mirella Castelhano Souza, Isabel Amélia Costa Mendes, José Carlos Amado Martins, Simone de Godoy, Valtuir Duarte Souza-Junior, Maria Auxiliadora Trevizan, Sara Soares dos Santos, Luís Miguel Nunes de Oliveira, Maria Clara Amado Apóstolo Ventura & Carla Aparecida Arena Ventura - forthcoming - Nursing Ethics:096973301983313.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  38
    A qualidade da amizade: adaptação e validação dos questionários McGill.Luciana Karine de Souza & Claudio Simon Hutz - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:82-96.
    O objetivo deste estudo é adaptar e validar (validade de construto) os Questionários McGill de Amizade para uso com população adulta no Brasil. Estes instrumentos avaliam a qualidade da amizade através da percepção do indivíduo sobre funções do amigo, satisfação com a amizade, e sentimentos positivo..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    In search of true friendship.Luciana Karine de Souza - 2008 - Kriterion: Journal of Philosophy 49 (117):163-176.
  29.  9
    In search of true friendship.Luciana Karine de Souza - 2008 - Kriterion: Journal of Philosophy 49 (117):163-176.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    Revelação e cogito: Gaston Bachelard para os estudos literários.Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro, Enivalda Nunes Freitas E. Souza & Fernanda Cristina de Campos (eds.) - 2022 - Curitiba, Paraná, Brasil: Editora UFPR.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Religião, pós-modernidade e pelo que rezam os fiéis?Rosangela Nunes Bittencourt Souza - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):310-320.
    What is Religion? What is religious community? How religion is seen today? Is religion relevant nowadays? And what do people pray for? This article intends to make a brief analysis of the relevance of religion before actual problems. Therefore, the method used is the case study taken in a Social Project that welcomes children who were victims of abuse.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    Fernando Pessoa leitor de Schopenhauer e o problema do livre-arbítrio.Nuno Filipe Gonçalves Nunes Ribeiro & Cláudia Franco Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):529-539.
    O presente artigo visa elucidar as relações entre Fernando Pessoa, Schopenhauer e a questão do livre arbítrio, tendo por base a leitura que o autor português fez da obra schopenhaueriana. Com efeito, ao longo dos escritos de Pessoa encontramos múltiplos testemunhos da leitura que o poeta e pensador português fez do pensamento schopenhaueriano. Um importante indício para o estudo da reapropriação pessoana do pensamento de Schopenhauer constata-se, desde logo, na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, onde encontramos uma tradução francesa do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    Moral distress and moral resilience of nurse managers.Michel Maximiano Faraco, Francine Lima Gelbcke, Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Flávia Regina Souza Ramos, Dulcinéia Ghizoni Schneider & Luciana Ramos Silveira - 2022 - Nursing Ethics 29 (5):1253-1265.
    BackgroundMoral distress is a phenomenon that can lead to an imbalance of the mind and body. There are many coping strategies to overcome the obstacles that lead the subject to this condition. Some coping strategies are capable of being achieved through the cultivation of moral resilience.AimThe aim is to identify the strategies of moral resilience in the nursing management of University Hospitals in Brazil.Research designThe research design is the qualitative study with discursive textual analysis.Participants and research context: 44 nurse managers (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  22
    Productivity of CNPq Researchers from Different Fields in Biomedical Sciences: The Need for Objective Bibliometric Parameters—A Report from Brazil.Jean Paul Kamdem, Daniel Henrique Roos, Adekunle Adeniran Sanmi, Luciana Calabró, Amos Olalekan Abolaji, Cláudia Sirlene de Oliveira, Luiz Marivando Barros, Antonia Eliene Duarte, Nilda Vargas Barbosa, Diogo Onofre Souza & João Batista Teixeira Rocha - 2019 - Science and Engineering Ethics 25 (4):1037-1055.
    In Brazil, the CNPq provides grants, funds and fellowships to productive scientists to support their investigations. They are ranked and categorized into four hierarchical levels ranging from PQ 1A to PQ 1D. Few studies, however, report and analyse scientific productivity in different sub-fields of Biomedical Sciences, e.g., Biochemistry, Pharmacology, Biophysics and Physiology. In fact, systematic comparisons of productivity among the PQ 1 categories within the above sub-fields are lacking in the literature. Here, the scientific productivity of 323 investigators receiving PQ (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  79
    A ética do cuidado no exercício da enfermagem: um olhar sobre os pacientes oncológicos (The ethics of care in the practice of nursing: a look at the oncology patients) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p145. [REVIEW]Suzana dos Santos Gomes, Andrea Vaz dos Santos, Luciana Borges de Lima, Salomão Oliveira & Roberta Moura - 2010 - Horizonte 8 (18):145-169.
    O objetivo deste artigo é analisar a ética do cuidado de enfermagem no tratamento de pacientes oncológicos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa cuja metodologia foi dividida em etapas. Na primeira etapa, foi realizado um levantamento de artigos publicados, no período de 2000 a 2009, em periódicos do Scielo, utilizando os descritores: saúde/doença, enfermagem, ética do cuidado e oncologia. Esse levantamento culminou com a seleção de 28 artigos, 21 dos quais foram eleitos posteriormente para leitura aprofundada, assim como para (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    O que podem três textos literários contra o genocídio negro?Glauce Souza Santos - 2023 - Odeere 8 (1):84-105.
    A partir de leituras, aproximações e interpretações dos textos literários Da Paz, de Marcelino Freire; Alecrim, de Davi Nunes; e Quadrilha, de Lívia Natália, discuto a respeito do recorrente genocídio do povo negro. Reflito sobre o pseudodiscurso de apaziguamento e igualdade, além de pontuar as aproximações no que se refere à linguagem e discurso entre os textos dos três autores e aponto as expressões de raiva e/ou vingança e o tom de denúncia que caracterizam os textos. Articulo essa discussão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Multiculturalism and Collective Rights.Carlos Frederico Mares de Souza Filho - 2007 - In Boaventura de Sousa Santos (ed.), Another knowledge is possible: beyond northern epistemologies. New York: Verso.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. The concept of quasi-truth.Otavio Bueno & Edelcio de Souza - 1996 - Logique Et Analyse 153 (154):183-199.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   26 citations  
  39.  9
    João Maria André. Renascimento e modernidade: releituras filosóficas, Coimbra, Grácio Editor, 2022, pp. 237.Klédson Tiago Alves de Souza - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (62):397-402.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Das crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil.Leandro José de Souza Martins & Jefferson Rodrigues-Silva - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1593-1624.
    Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt Resumo: O texto procura entender os pressupostos da educação superior no Brasil e faz considerações sobre seus limites e potencialidades à luz de Hannah Arendt. Segundo Hannah Arendt, a crise da educação remete-se a uma crise de estabilidade de todas as instituições políticas e sociais. E para o enfrentamento dessa crise, Hannah Arendt sugere reconsiderar a crise da modernidade para se repensar criticamente o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor.Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave : Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training. We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    An Extensive Comparative Analysis of Successful and Unsuccessful Football Teams in LaLiga.Diego Brito de Souza, Roberto López-Del Campo, Hugo Blanco-Pita, Ricardo Resta & Juan Del Coso - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43. A Dual Proposal Of Minimal Conditions For Intentionality.Sérgio Farias de Souza Filho - 2022 - Synthese 200 (115):1-22.
    Naturalist theories of representation have been attacked on the grounds of being too liberal on the minimal conditions for intentionality: they treat several states that are not representational as genuine representations. Behind this attack lies the problem of demarcation: what are the minimal conditions for intentionality that a state should satisfy to be genuinely representational? What are the limits of intentionality? This paper develops a dual proposal to solve this problem. First, I defend the explanatory role criterion in order to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  28
    La lutte des réfugiés.Fabricio Toledo de Souza & Leonora Corsini - 2014 - Multitudes 2 (1):122-131.
    Les migrations se font maintenant plutôt vers les pays du Sud, refuges de 80 % des demandeurs d’asile. 4 % des Brésiliens sont étrangers, ce qui est faible du fait d’une législation défavorable élaborée pendant la dictature. Les immigrants viennent de Colombie et du Congo, après être venus d’Angola. Ces derniers se sont établis dans le quartier le plus pauvre de Rio. Malgré leur pauvreté, les étrangers participent par leur désir de changement à la nouvelle multitude locale.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações.Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza & Lúcio Kreutz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul, inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  28
    “Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX).Silvia Cristina Martins de Souza - 2019 - Dialogos 23 (2):123.
    Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.., com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um assunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror.Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Raquel Figueira Lopes Cançado Andrade, Mayara Vieira Henriques & Alexandre de Carvalho Castro - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61969e.
    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48.  17
    Da irredutibilidade e inseparabilidade entre percepção e imaginação em Sartre.Thana Mara de Souza - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até que, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  50. As origens do poder imperial e secular nos escritos de Guilherme de Ockham; Origins of the Imperial and Secular Power according Ockham s Political Thought.José Antônio De Cr de Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994